quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Atividades para falar da Criação

Atividades para falar da Criação








Quebra-cabeça - Personagens

Quebra-cabeça - Personagens

Escolhi esses dois desenhos para fazer um quebra-cabeça para as crianças da minha igreja. Elas gostaram!
Antes de copiar, clique na imagem para que a imagem aumente e você tenha uma melhor visualização para imprimir.

A Criação - 2° Dia!!!! Atividades e Dicas!

A Criação - 2° Dia!!!! Atividades e Dicas!

Sugestão: Na hora da história mostre um color set ou cartolina azul. Diga as crianças que era tudo água. Então, Deus disse bem forte: "Separe as aguas do céu" (Gn 1:6-8). Nesta hora você pode pedir para as crianças segurarem a cartolina enquanto você a corta no meio com uma tesoura. Então mostre que separou!

Essas são algumas das atividades que as crianças da minha igreja fizeram. Estou utilizando o livro: Deus Fez tudo - Guia do Professor - Maternal da Ed. Cristã Evangélica. O material é muito bom e com muitas lições e atividades. A primeira atividade abaixo eu elaborei através da sugestão deste livro da editora, e as demais eu criei sozinha com imagens retiradas da internet.
Respeito os direitos autorais do livro, por isso não publicarei nada escaneado ou xerocado do livro.



Versículo para as crianças levarem como lembrancinha. Você pode entregar essa lembrancinha quando falar do 2° Dia. As crianças podem pintar a gotinha de azul ou você já pode levar pintada. Pode ser colado tambem em um palito de sorvete pintado de azul.

A Criação - 3° Dia - Atividades e Dicas!!!!

A Criação - 3° Dia - Atividades e Dicas!!!!

Sobre o 3° Dia, trabalhamos por parte. Iniciamos pelas árvores, depois as flores e por último as frutas.
As imagens utilizadas paras as atividades foram retiradas de imagens da internet
Cada atividade abaixo foi dada em uma aula. Resolvi fazer pelos menos duas atividades sobre cada coisa que Deus criou para que as crianças fixassem bem. Então normalmente as crianças tiveram 2 aulas sobre cada uma: árvore,flores e frutas.

Dica para falar das árvores: Separe folhas de arvores para fazer colagem. Traga fotos de árvores com tamanhos diferentes ou faça na sala de aula arvores com bexigas ou color set.


Dicas para falar das flores: Utilize raspas de lápis. Você pode colar folha de verdade na folha do desenho.
Esta atividade eu vi no site: http://www.flickr.com/photos/kids_dicas, mas fizemos um pouquinho diferente com as nossas crianças e adaptei a atividade. Eu amei essa atividade, não é uma graça?

Dicas para falar sobre as flores: Traga um vazinho com flor para as crianças sentirem o perfume da flor.


Dicas para falar das frutas: Se possível traga frutas para fazer um lanche com as crianças. Eu aproveitei a época e por isso falamos sobre a mexerica. Nos lanches servimos mexerica e uva.


A Criação - 4° Dia - Atividades e Dicas

A Criação - 4° Dia - Atividades e Dicas

Esta primeira atividade foi elaborada por mim. As imagens foram retiradas de sites da internet. Resolvi fazer a atividade com a lua cheia para mostrar as crianças que a cada dia a lua pode estar com uma forma diferente. Dei atividades com a lua cheia e a meia lua. A minha sugestão nesta atividade é utilizar materiais diferentes para colagem, como: barbante amarelo para os raios e glitter para a lua e as estrelas! Depois postarei as atividades prontas!

Essa atividade eu só adpatei para fazer um mobile com frente e verso. Desde quando encontrei esses desenhos ja copiei para o meu computador porque sabia que alguma hora eles se transformariam em atividade. O que eu encontro na internet de legal, eu sempre copio para o meu computador porque depois acabo transformando em algo para os pequeninos! Amei esse móbile! Os demais desenhos também retirei de sites e blogs, mas foram adaptados para se tornarem atividades sobre a Criação.
Além de falar do 4° Dia de forma geral com as atividades acima, também separei por parte, uma aula foi sobre o sol e outra sobre a lua e as estrelas.
Dica: Neste dia pintamos o rostinhos das crianças com tinta de rosto. Fizemos um sol e colocamos glitter por cima para brilhar!
Ai esta uma atividade diferente. Não é só pintura, mas também um quebra-cabeça. Tivemos uma aula para falar sobre a lua e as estrelas.
Dica: Você pode pintar o rostinhos das crianças fazendo uma lua cheia com glitter prata por cima. Também pode comprar uma lua e estrelas de neon para colar no teto da sala. Fizemos isso. Dissemos as crianças que para a lua e as estrelas brilharem a noite precisaria chegar então dissemos a elas que apagariamos as luzes para que elas olhassem para o teto. E deu certo. Caso você apague a luz, avise as crianças antes, pois há crianças que tem medo do escuro. Não demore muito para acender a luz e nem conte a história no escuro. A luz deve ser acendida logo em seguida.
 
 

Discípulos de Jesus