quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

AGONIA E PRISÃO DE JESUS



(Mt 26, 36-46; Mc 14, 43-51; Lc 22, 47-54; Jo 18, 2-12)

Jesus foi com seus discípulos a um lugar chamado Getsêmani e disse:
- Sentem-se aqui enquanto vou ali orar.
E levou consigo Pedro, Tiago e João. Jesus começou a sentir muita tristeza e angústia em seu coração. E disse:
- A minha alma está muito triste, fiquem aqui e vigiem comigo.
E, indo um pouco mais para frente, inclinou o seu rosto, orou e disse:
- Meu Pai, se é possível, afaste de mim este cálice. Mas, não seja como eu quero, mas sim o que o Senhor quer.
Voltando para os seus discípulos, Jesus encontrou os três dormindo. Então disse a Pedro:
- Será que vocês não podem vigiar comigo ao menos uma hora?
E afastou-se pela segunda vez. Continuou orando e dizendo:
- Meu Pai, se não é possível evitar essas coisas, faça-se a tua vontade.
Ele voltou de novo e encontrou os discípulos dormindo, pois estavam com muito sono e não conseguiam ficar com os olhos abertos. Jesus tornou a sair de perto deles e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras. Então voltou aos discípulos e perguntou:
- Vocês ainda estão dormindo? Chegou a hora em que o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores.
Veio Judas e com ele os guardas e uma grande multidão com espadas e paus. Aproximando-se de Jesus, beijou-o.
Jesus lhe disse:
- Judas, com um beijo você trai o Filho de Deus?
Pedro tinha uma espada e cortou a orelha direita do servo do sumo sacerdote.
Jesus disse a Pedro:
- Guarda a tua espada. Acaso eu não beberei o cálice que meu Pai me deu? Deixe-os, basta!
E tocando a orelha do soldado, o curou.
Jesus disse aos guardas:
- A quem procuram?
- A Jesus de Nazaré.
- Sou eu.
E todos recuaram. Jesus disse ainda:
- Se é a mim que procuram, deixem os outros irem embora.
Então os guardas prenderam Jesus e seus discípulos fugiram. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário