quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM


(Lucas 19, 29-44; Jo 12, 12-13)

Os discípulos trouxeram um jumentinho e, lançando sobre ele as suas vestes, puseram Jesus em cima. Assim Jesus seguiu para Jerusalém.
Uma grande multidão soube que Jesus chegaria para a festa da Páscoa. Tomaram ramos de palmeiras e saíram para encontrá-lo. Gritavam:
- Hosana! Bendito o rei de Israel que vem em nome do Senhor!
E, indo até Ele, estendiam no caminho as suas vestes.
Os discípulos que vinham junto se alegravam e davam louvores a Deus em alta voz, dizendo:
- Bendito o rei que vem nome do Senhor; paz no Céu e glória nas alturas! (Os discípulos de Jesus estavam animados porque pensavam que Ele seria coroado rei e venceria os romanos, mesmo Jesus já tendo dito: “meu Reino não é deste mundo”).
Alguns fariseus, que vieram na multidão, disseram a Jesus:
- Mestre, repreende teus discípulos.
Mas, Jesus disse-lhes:
- Digo-lhes que se eles se calarem, as próprias pedras falarão.
Quando chegou em Jerusalém, vendo a cidade,  Jesus chorou sobre ela, dizendo:
- Ah, se o menos neste dia reconhecesse quem te pode trazer a paz!





 




Para os evangelizadores: A chegada de Jesus a Jerusalém dá início aos acontecimentos mais importantes dos evangelhos. Jerusalém era uma cidade muito importante.
O povo gritava: Hosana! Bendito o rei de Israel que vem em nome do Senhor!”.
“Hosana”, do hebraico hoshiahna, quer dizer SALVE, NÓS PEDIMOS. É uma invocação a Deus. “Bendito” quer dizer abençoado, feliz, cheio de bondade, cheio de bênçãos.

O povo gritava isso porque Jesus estava entrando na cidade. Falando “Hosana” eles pediam a libertação, pois sofriam nas mãos dos romanos. Eles também esperavam o Messias prometido e achavam que Jesus os libertaria do domínio romano.
Use uma folha de palmeira ou samambaia e um manto para explicar que no tempo de Jesus estender o manto era sinal de homenagem à pessoa que passaria por cima dele. Hoje nós também precisamos de libertação. Precisamos que Jesus nos liberte do pecado da mentira, da desobediência, do egoísmo, do ciúme, da inveja, da inimizade, da preguiça... Então vamos pedir junto com as crianças “Hosana Jesus! Liberte-nos do mal, liberte nossa família, nossos colegas, nosso coração... O Senhor é bendito, nós te louvamos, o Senhor é nosso Rei, nosso Senhor e nosso Salvador!”


Recorte em quatro, cole em papel color set ou cartolina e entregue às crianças como marca páginas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário